sábado, 16 de março de 2013

HISTÓRIA E TRANSVERSALIDADE.





Este espaço consiste em divulgar as exposições de trabalhos dos alunos a respeito dos temas transversais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Bullyng, sob forma de análise da importância do papel da escola na construção dos conhecimentos dos educandos nas Escolas da rede municipal de Cajazeirinhas e São Domingos-PB.

Os objetivos e conteúdos dos temas transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho didático que recebeu o nome de transversalidade. ( PCN, 1997; v.8; p.15 )

Um dos papeis das escola é formar pessoas para o exercício da cidadania, fazendo com que compreenda sua realidade, atue na sociedade e a transforme. Sob a incumbência de formar cidadãos críticos, democráticos e participativos, abordando para isto em suas práticas pedagógicas os temas transversais. Nesse sentido, abordaremos nas aulas de História durante o ano letivo um tema transversal a cada mês, onde os alunos através da pesquisa, sob a orientação do professor, deverão fazer a exposição do diagnóstico, resultados e meios para que possamos combater os problemas relacionado a temática escolhida por cada grupo.

Os temas escolhidos para trabalharmos durante o ano letivo 2013 são os seguintes:




Ética quer dizer: como agir perante os outros.




O objetivo da ética trabalhada no âmbito escolar é promover autonomia moral no educando como: respeito mútuo, justiça, solidariedade, diálogo, ou seja, é um conjunto de valores e princípio a ser construídos nos alunos para que possam conviver em harmonia com a sociedade.


Pluralidade Cultural

Para atuarmos em uma sociedade pluriculturalista, é preciso conhecer cada cultura, saber compreendê-las quanto a sua importância, consciente de que o ser humano nasce em uma cultura e dela faz parte, e com isso respeitá-las. Para que essa valorização e respeito ocorram, as escolas têm essa incumbência, em mediar esse conhecimento nos educandos por meio da ética.



Meio Ambiente

Damos o nome de Meio ambiente ao conjunto de seres e elementos que se relacionam e essa relações aqui estabelecidas são as relações sociais, econômicas e culturais.
Constitui-se também como parte do meio ambiente, as áreas ambientais, na qual, o ser humano deveria viver de forma harmônica o que ainda é uma grande guerra a ser vencida devido aos maus hábitos adquiridos no decorrer da existência humana.
Uma escola preocupada em manter uma harmonia sustentável ente o homem e o meio ambiente educarão seus alunos desde a educação infantil para essa relação pacífica.



Saúde

Saúde nada mais é do que o bem estar físico, mental e social do indivíduo. Nessa perspectiva, a escola prepara o aluno desde a infância para compreende a importância do autocuidado e o cuidado com a coletividade, pois é desde criança, que se começa a aprender a valorizar a importância de uma vida saudável, na promoção e prevenção de doenças (doenças não só físicas como mentais), que afetam a vida e o convívio social do ser humano.Para PCN (1997; v.8; p.33)O nível de saúde das pessoas reflete na maneira como vivem, numa interação dinâmica entre potencialidades individuais e condições de vida.


Orientação Sexual

Esse tema é de grande importância a ser deliberado nas escolas. Por ser um assunto que prepara, esclarece e alerta os alunos para se prevenirem contra doenças sexualmente transmissíveis, se prevenirem contra o câncer, etc. esclarece-los quanto ao uso de métodos contraceptivos corretamente, quanto aos mitos e verdades e prepará-los-á para como deverá se portar em determinadas situações, para que estes não cometam atos de injustiça e discriminação. Mas infelizmente nem todas as escolas abordam esse tema em seus projetos pedagógicos.




Bullying  é a prática da violência entre os estudantes ou em qualquer círculo social, eles não respeitam o ambiente escolar e acabam partindo para a agressividade por motivos banais. Esse tipo de problema tem preocupado os educadores, que não sabem exatamente como lidar com a situação. O Bullying acontece tanto na infância como na adolescência e até na vida adulta resultando em agressões físicas e verbais, quanto mais precoce for contido esse problema de comportamento, melhor será a reabilitação em sociedade desse indivíduo. Por isso é mais fácil instruir as crianças do que os jovens que já possuem uma postura rebelde típica da idade, as escolas precisam organizar projetos  para combater o avanço do Bullying, investindo em palestras que mostrem a gravidade desse tipo de violência dentro dasociedade. Investindo na expansão desse assunto, o ambiente escolar tende a melhorar significativamente, além de incentivar o bom comportamento gerando não só o melhoramento do comportamento escolar, mas também melhores adultos, filhos, enfim pessoas melhores tanto dentro quanto fora de casa em seu convívio social.

Conclusão

Com base no que foi citado anteriormente, fica clara e objetiva a importância dos temas transversais a serem debatidos nas escolas em diversas disciplinas esclarecendo-os e orientando-os, e a importância da escola que adota esses temas em sua prática educativa, visando à formação de cidadãos críticos e democráticos para o exercício da cidadania, conhecedores e praticantes de seus direitos e deveres, valorizando e respeitando através da ética, o meio social, cultural, político e econômico. Dessa forma, interferindo na sociedade com o objetivo de um mundo melhor e mais consciente.

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