Atividade de
verificação da aprendizagem
Marque a alternativa correta:
1º) Movimento de
idéias, originário no século XVII e que se desenvolve no transcorrer do século
XVIII, defende o uso da razão, partindo do princípio segundo o qual os homens
poderiam instaurar no mundo uma nova ordem caracterizada pela felicidade ao
alcance de todos. O texto refere-se ao:
a) Romantismo; b) Despotismo; c) Iluminismo; d) Renascimento;
2ª) Assinale
a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
a)
Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
b)
Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c)
Ideia do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
d)
Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.
3º)O
Iluminismo que atingiu seu maior esplendor na França, no século XVIII, tendo
por representantes Voltaire, Montesquieu, Rousseau, etc. Uma das suas
características foi a seguinte:
a)
Defender os ensinamentos das Igrejas Católica e Protestante.
b)
Ensinar que o homem não é livre, mas marcado pelo determinismo geográfico.
(c)
Combater o absolutismo real e pregar o liberalismo político.
(d)
Pregar a censura para os espetáculos de circo e de teatro.
4º) Qual das
alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?
a) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou
as artes plásticas na Europa.
b) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e
defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
c) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na
Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para
todos).
d)Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século
XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.
5º) Sobre o
iluminismo, é correto afirmar que:
a) Criticava
o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e
a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.
b)
Acreditava que para eliminar as desigualdades sociais era importante acumular
riquezas.
c) Consistia
na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela
influência da Igreja Católica sobre a sociedade, através da educação.
d) Defendia
a doutrina de que um Estado forte com um rei cheio de poderes seria capaz de
ajudar os mais necessitados.
6º)
Entre as principais propostas
formuladas no século XVIII por Montesquieu, em sua obra “O Espírito das Leis”,
podemos citar:
a) separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário;
b) sufrágio universal;
c) direito divino dos reis;
d) Parlamento composto por membros da nobreza;
As
luzes da razão
No texto a seguir, o escritor Jostein Gaarder
apresenta a justificativa para o nome do movimento “iluminista”.
“[...] A maioria
dos filósofos do iluminismo tinha uma crença inabalável na razão humana. Isto
era algo tão evidente que muitos chamam o período do iluminismo francês
simplesmente de ‘racionalismo’. A nova ciência natural deixara claro que tudo
na natureza era racional. Assim, os filósofos iluministas consideravam sua
tarefa criar um alicerce para a moral, a ética e a religião que estivesse em
sintonia com a razão imutável do homem. [...] Dizia-se, então, que era chegado
o momento de ‘iluminar’ as amplas camadas da população, ou seja, de
esclarece-las. [...] Entre o povo, porém, imperavam a incerteza e a
superstição. Por isso, dedicou-se especial atenção à educação.[...] Os
filósofos iluministas diziam que somente quando a razão e o conhecimento se
tivessem difundido entre todos é que a humanidade faria grandes progressos. Era
apenas uma questão de tempo para que desaparecessem a irracionalidade e a
ignorância e surgisse uma humanidade iluminada, esclarecida.[...]
Os filósofos
iluministas franceses não se contentaram apenas com as concepções teóricas
sobre o lugar do homem na sociedade. Eles lutaram ativamente por aquilo que
chamaram de ‘direitos naturais’ dos cidadãos. Tratava-se sobretudo de uma luta
contra a censura, ou seja, pela liberdade de imprensa. No que respeita à
religião, à moral e à política, o indivíduo precisava ter assegurado o seu
direito à liberdade de pensamento e de expressão de seus pontos de vista. Além
disso, lutou-se contra a escravidão e por um tratamento mais humano dos
infratores das leis.”
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia
das Letras, 1998, p.338 e 340.
Responda:
7º)Que palavra pode ser considerada sinônimo de luz, ou de iluminação, de acordo com o pensamento iluminista?
8º) O movimento iluminista era otimista ou
pessimista com relação ao futuro da humanidade? Copie do texto um trecho que
justifique a sua resposta.
9º) Cite algumas
práticas decorrentes das teorias iluministas.
10º) Quais os
principais direitos naturais do homem, segundo a visão iluminista.
Boa sorte!
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