domingo, 13 de abril de 2014

Atividade sobre o movimento Iluminista.

Atividade de verificação da aprendizagem

Marque a alternativa correta:

1º) Movimento de idéias, originário no século XVII e que se desenvolve no transcorrer do século XVIII, defende o uso da razão, partindo do princípio segundo o qual os homens poderiam instaurar no mundo uma nova ordem caracterizada pela felicidade ao alcance de todos. O texto refere-se ao:

a) Romantismo;     b) Despotismo;     c) Iluminismo;           d) Renascimento;

2ª) Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.

a) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c) Ideia do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
d) Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.

3º)O Iluminismo que atingiu seu maior esplendor na França, no século XVIII, tendo por representantes Voltaire, Montesquieu, Rousseau, etc. Uma das suas características foi a seguinte:

a)       Defender os ensinamentos das Igrejas Católica e Protestante.
b)       Ensinar que o homem não é livre, mas marcado pelo determinismo geográfico.
(c)       Combater o absolutismo real e pregar o liberalismo político. 
(d)       Pregar a censura para os espetáculos de circo e de teatro.


4º) Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?

a) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
b) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
c) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
d)Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

5º) Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:

a) Criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.
b) Acreditava que para eliminar as desigualdades sociais era importante acumular riquezas.
c) Consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influência da Igreja Católica sobre a sociedade, através da educação.
d) Defendia a doutrina de que um Estado forte com um rei cheio de poderes seria capaz de ajudar os mais necessitados.


6º)  Entre as principais propostas formuladas no século XVIII por Montesquieu, em sua obra “O Espírito das Leis”, podemos citar:

a) separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário;

b) sufrágio universal;

c) direito divino dos reis;

d) Parlamento composto por membros da nobreza;

As luzes da razão

No texto a seguir, o escritor Jostein Gaarder apresenta a justificativa para o nome do movimento “iluminista”.

“[...] A maioria dos filósofos do iluminismo tinha uma crença inabalável na razão humana. Isto era algo tão evidente que muitos chamam o período do iluminismo francês simplesmente de ‘racionalismo’. A nova ciência natural deixara claro que tudo na natureza era racional. Assim, os filósofos iluministas consideravam sua tarefa criar um alicerce para a moral, a ética e a religião que estivesse em sintonia com a razão imutável do homem. [...] Dizia-se, então, que era chegado o momento de ‘iluminar’ as amplas camadas da população, ou seja, de esclarece-las. [...] Entre o povo, porém, imperavam a incerteza e a superstição. Por isso, dedicou-se especial atenção à educação.[...] Os filósofos iluministas diziam que somente quando a razão e o conhecimento se tivessem difundido entre todos é que a humanidade faria grandes progressos. Era apenas uma questão de tempo para que desaparecessem a irracionalidade e a ignorância e surgisse uma humanidade iluminada, esclarecida.[...]
Os filósofos iluministas franceses não se contentaram apenas com as concepções teóricas sobre o lugar do homem na sociedade. Eles lutaram ativamente por aquilo que chamaram de ‘direitos naturais’ dos cidadãos. Tratava-se sobretudo de uma luta contra a censura, ou seja, pela liberdade de imprensa. No que respeita à religião, à moral e à política, o indivíduo precisava ter assegurado o seu direito à liberdade de pensamento e de expressão de seus pontos de vista. Além disso, lutou-se contra a escravidão e por um tratamento mais humano dos infratores das leis.”

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.338 e 340.


Responda:

7º)Que palavra pode ser considerada sinônimo de luz, ou de iluminação, de acordo com o pensamento iluminista?

8º) O movimento iluminista era otimista ou pessimista com relação ao futuro da humanidade? Copie do texto um trecho que justifique a sua resposta.

9º) Cite algumas práticas decorrentes das teorias iluministas.

10º) Quais os principais direitos naturais do homem, segundo a visão iluminista.



 Boa sorte!

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