segunda-feira, 29 de abril de 2013

Atividade de História – Egito Antigo



Atividade - Egito Antigo

1-Rio que favoreceu o desenvolvimento da civilização egípcia em meio a dois desertos.

a (  ) Tigre                                           c (  ) Nilo
b (  ) Eufrates                                     d (  ) Jordão

2- É considerada a maior proeza arquitetônica realizada pelo homem ,e eram também os túmulos dos faraós.
 
a (     ) Zigurate                                       c (     ) Coliseu
b (     ) As pirâmides                              d (     ) Cidades

3-Sobre a sociedade egípcia ,marque o que for coreto :

a (     ) Mudou pouco ao longo dos séculos ,pois as chances de ascensão social eram mínimas .

b (     ) Quase sempre o indivíduo nascia e morria pertencendo ao mesmo grupo social

 c (     ) Geralmente quem nascia em uma família camponesa ,podia tornar-se um alto funcionário

d (     ) O faraó era o chefe maior ,considerado o próprio deus na sociedade .

4-Como principal atividade econômica do Egito  antigo podemos destacar :

a (  ) O comércio                                         c (  ) A pecuária
b (  ) O artesanato                                       d (  ) A agricultura

5-Relacione corretamente as colunas :

(1) vizir       (2) sacerdotes      (3) escribas        (4) camponeses

(     ) Eram chamados de felás , constituíam a imensa maioria da população

(     ) Tinha conhecimento de escrita   e contabilidade sua função era registrar a vida econômica do reino

(     ) Administravam os templos ,que geralmente eram muitos ricos , graças as oferendas feitas pela 
população.

(     ) Cabia a ele tomar as decisões ,jurídicas ,administrativas e financeiras em nome do faraó,


6-Sobre a escrita hieroglífica é falso dizer.

a (     ) Era geralmente usada em inscrições oficiais e sagradas .

b (     ) Foi  inventada pelos sumérios ,na Mesopotâmia por volta de 4000 a.C..

c (     ) Era tambemchamada de hierática

d (     ) Era utilizada principalmente pelos sacerdotes sobre madeira ou papiro

7-Era visto pelos egípcios como um ser de origem divina ,era o próprio deus . E além disso era o chefe militar e o juiz supremo.

a (     ) O escriba                       c (     ) Os sacerdotes
b (     )O faraó                          d (     ) Os camponeses


8 – Marque V para verdadeiro e F para falso .

(     ) A história política do Egito antigo é dividida em: Antigo Império e Novo Império .

(     ) Os egípcios acreditavam na vida após a morte .

(     ) Os egípcios eram monoteísta ,ou seja acreditavam em um só deus .

(     ) Os deuses egípcios eram representados com forma humana  e com forma de animal


9º)  A escrita egípcia era:

             a) Pictagônica                                    b) Cuneiforme            
             c) Hieroglífica                                    d) Alfabeto


10º)  Qual foi o faraó que tentou implantar o monoteísmo no Egito?

             a)      Menés                             b) Amenófis IV           
            c) Ramsés                                  d) Osíris      


  
 Boa Sorte!

As Grandes civilizações - Egito Antigo











Resumo 


Os vídeos da série Grandes civilizações são pequenos documentários dinâmicos que utilizam, de forma criativa, recursos iconográficos e animações para apresentar os principais aspectos das mais importantes civilizações da Antiguidade, sempre divididos em dois episódios. No primeiro episódio sobre a civilização egípcia, o vídeo apresenta e analisa os aspectos históricos e sociais relacionados ao Rio Nilo, ao Deserto do Saara e às famosas pirâmides, utilizando esses elementos como mote para discutir a economia, a política e a sociedade naquele contexto histórico. A organização social egípcia, a construção e a manutenção da unidade política do Império e o significado das obras colossais construídas por essa fascinante civilização são os destaques da primeira parte. Já o segundo episódio apresenta mais detalhadamente elementos importantes da cultura egípcia como a arte e a medicina (com as mumificações), além de discutir como os povos europeus (e, com eles, o restante do mundo) conseguiram ter acesso às realizações dos egípcios. Assim, as conquistas napoleônicas e o desvendamento do significado da Pedra de Roseta são apresentados ao lado dos mistérios da tumba de Tutancâmon. Ao final, são apresentadas as invasões estrangeiras que precipitaram a crise e o fim do Império, culminando com a derrota das forças de Cleópatra e Marco Antônio para as tropas do imperador romano Otaviano. Como em todos os outros episódios dessa série, a simultaneidade encerra os vídeos sempre demonstrando o que estava ocorrendo em outros espaços enquanto a civilização egípcia vivia seu auge e sua decadência.

Egito Antigo (Resumo)



Egito Antigo 


Como vimos, as primeiras civilizações desenvolveram-se na região do Crescente Fértil. Dentre estas civilizações, está o Egito.

O Egito é um país que está localizado no nordeste da África.


O rio Nilo é tão importante para os egípcios que o historiador Heródoto afirmou se o “Egito, uma dádiva do Nilo”.
 
As águas do Nilo servem para a agricultura, uso doméstico, para os animais e como transporte. Em suas margens cresciam ainda diversas plantas, entre as quais o papiro, própria para fabricação de papel, cestos etc. O Nilo era tão fundamental para a sobrevivência dos egípcios que, em sua homenagem, foram feitos muitos hinos e orações.

A agricultura era a atividade econômica principal dos egípcios. Cultivavam algodão, linho trigo, cevada, gergelim, legumes, frutas e, principalmente, oliveiras, favas, lentilhas, grão-de-bico, pepinos, uva. Criavam porcos e carneiros.

As sociedades egípcias e mesopotâmicas foram conhecidas como sociedades hidráulicas.

A sociedade egípcia era formada por nobres, sacerdotes e escribas (classe alta); soldados e artesãos (classe média); camponeses – felás – e escravos (classe baixa).



O Egito destacou-se pela organização de um forte Estado, vinculado aos recursos hídricos, que comandou milhares de pessoas.

O Estado egípcio era centralizado e comandado pela figura do Faraó. Este era considerado um “deus”, com autoridade absoluta – concentrava em si os poderes político e espiritual – e objeto de culto.




A religião desempenhava um papel muito importante na sociedade egípcia: todos os aspectos da vida das pessoas eram regulados por normas religiosas. Os principais deuses eram Osíris, deus ligado à morte; Osíris, o mais popular; Ísis, irmã-esposa de Osíris etc. Acreditavam numa vida após a morte e no retorno do espírito ao corpo.



Conforme a posição social do indivíduo e sua riqueza, o túmulo podia ser um buraco na rocha, uma sequência de câmaras escavadas na montanha ou uma pirâmide, no caso dos faraós.
Os historiadores dividem a história do Egito antigo em 4 períodos, são eles:

O Período Arcaico

Iniciou-se por volta do quarto milênio a.C.. A região egípcia era formada por vários comunidades conhecidas como Nomos, que por sua vez uniram-se em reinos, um no Norte e outro no Sul. Os dois reinos se fundiram em apenas um sob a liderança do Faraó Menés.

Antigo Império (3200a.C - 2200 a.C)

Foi o período de esplendor dos egípcios, grandes construções e realizações foram feitos nesta época. O controle das enchentes das águas do rio Nilo foram alcançadas graças aos intelectuais egípcios que não eram poucos. Estes intelectuais aprenderam na pratica as soluções de problemas matemáticos, astronômicos e médicos. Foi no Antigo Império que foram construídas as grandes Pirâmides do Egito.



Médio Império (2200 a.C - 1580 a.C)


O Império Egípcio foi invadido por povos oriundos da Ásia, eram os "Hicsos". Nesta apóca, a capital do Egito foi transferido para Tebas. Os Hicsos conseguiram impor sua superioridade aos egípcios valendo-se de cavalos e carros de guerra.


Novo Império (1580 a.C - 1085 a.C)


Os egípcios conseguiram expulsar os Hicsos, no entanto, o Império passou a ser invadido constantemente por outros povos estrangeiros. Primeiramente foram os Assírios, depois foi a vez dos Persas, os Gregos e os Romanos.


As pirâmides eram túmulos destinados ao sepultamento de nobres e faraós.


Muito se discute sobre a origem das pirâmides egípcias. Discursos marcados por misticismos tentam até hoje achar respostas para a complexa engenharia na construção desses locais sagrados no Egito Antigo. Algumas hipóteses não científicas apoiam a possibilidade de ajuda sobrenatural que os egípcios poderiam ter recebido ao longo de suas vidas. Todavia, as pirâmides foram implantadas com técnicas bastante desenvolvidas há mais de 2500 anos e o uso da matemática facilitou o cálculo na posição das pedras que se encaixaram umas sobre as outras.



A escrita egípcia era feita com sinais ou caracteres pictóricos, conhecidos como hieróglifos, que representavam imagens de pássaros, insetos, objetos, etc. Foi decifrada pelo francês Jean-François Champollion em 1822. Para escrever era utilizado o papiro. Era subdividida em três sistemas:

- hieroglífico – considerado sagrado, utilizado pelos sacerdotes;

- hierático – era mais simples, utilizado pelos escribas nos papiros;

- demótico – o mais simplificado, de uso popular.





A arte egípcia estava voltada para a glorificação dos deuses e dos faraós, utilizada, principalmente, nas pirâmides e nos templos: escultura, que representava a figura humana com a cabeça e as pernas de perfil, enquanto o tronco e os braços, de frente.


Recebemos influência da cultura egípcia:


- no imaginário religioso do Ocidente. O conhecido filme “A múmia”, de 1999, de Stephen Sommers, por exemplo, mostra esse aspecto.


- na arquitetura: construções coloridas, bem adornadas… O obelisco (que simboliza um raio do sol petrificado), por exemplo, presente no Brasil (Ibirapuera) e em várias partes do mundo;


- na dança (do ventre, por exemplo), na musica, no carnaval…;


- na Astronomia: nosso calendário é fruto de um aperfeiçoamento do calendário egípcio;


- na medicina: o processo de mumificação e embalsamamento de cadáveres, por exemplo…


- na Língua Portuguesa, algumas palavra como alquimia, química, adobe, saco, papel, gazela e girafa, têm origens na língua egípcia etc.


Fontes:


Brasil Escola. In: http://www.brasilescola.com/historiag/egipcio.htm. Acesso em 25/03/2013.

Leia mais sobre as pirâmides em: http://www.brasilescola.com/historiag/a-historia-das-piramides-no-egito-antigo.htm.
Caderno do professor – História. Ensino Médio – 1ª série, Vol. 1. SEE-SP, 2009

quinta-feira, 4 de abril de 2013

AFRICANIDADES: A ESSÊNCIA DA IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO.


PROJETO



APRESENTAÇÃO


Uma das grandes tarefas da educação é o combate a todas as formas de preconceito, especialmente o racismo, que apesar de todos os avanços e debates ainda está muito presente, sendo sutilmente reproduzido através das práticas, de conceitos e pré-conceitos. Diante deste contexto, somente a Lei 10.639/03 que inclui no currículo escolar o ensino da disciplina de História e Cultura Afrobrasileira não bastará, será preciso garantir a sua implementação na prática. Pensando nisso, este mês de abril será o lançamento do projeto Africanidades: A essência da identidade do povo brasileiro, que será desenvolvido pelos alunos da  E.M.E.F. “Maria Marques de Assis”(São Domingos) com mediação dos professores  com o objetivo principal de mostrar o papel do homem negro na formação da identidade cultural do nosso país, conhecendo todo o percurso histórico e social até os dias de hoje, tratando da importância e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade. 

A partir do mês de abril os alunos iniciarão a pesquisa sobre as temáticas que serão apresentadas no decorrer do ano letivo. Cada mês um grupo de alunos irá apresentar seu tema específico, resultado de sua pesquisa e debates nas reuniões realizadas em conjuntos com o professor. Para tanto, os materiais de trabalho serão escolhidos a partir da realidade dos alunos para que possam tecer relações entre os conteúdos abordados e o seu cotidiano. O desenvolvimento das atividades enfatizará a leitura e a discussão de textos, o debate de ideias, entrevistas, danças, exposição de trabalhos do grupo e a produção final de textos.

Acreditamos que uma escola de qualidade deve formar seus alunos de forma igualitária, sem que haja exclusão em função de raça, credo ou situação econômica.

Para que isso aconteça é necessário romper com os padrões tradicionais que não valorizam a cultura africana que permeia toda a nossa sociedade. Assim, dentro da proposta de trabalhar na escola a valorização da cultura afro-brasileira, propomos a realização de um projeto que busca promover um espaço cultural para trabalhar expressões da arte e cultura negra, desenvolvendo atividades variadas, que envolvam os educandos e professores.


Temas que serão trabalhados durante o ano letivo:

1-Escravidão no Brasil - maio

2- Zumbi e as comunidades quilombolas – junho

3- Religiões afrobrasileiras – julho

4- Folguedos e danças afrobrasileira – agosto

5- A história da capoeira – setembro

6- Artesanato e culinária afrobrasileira – outubro

* Culminância – Semana da Consciência negra – novembro

Professor Tarcivan