Atividade – História
– 6º ano
1. História é a
ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e
geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em
documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do
passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes
para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos
físicos e sociais com base no empirismo
2. Dentre as opções
abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, jornais e leis.
b) Pinturas, utensílios domésticos e
certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.
3. Vimos que para
contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o
mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades
inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do
latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da
cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com
365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49
minutos.
4. De acordo com a
divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos
históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade
Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade
Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade
Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade
Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea,
Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga
5. A qual século pertencem as datas abaixo?
a)1789:
b)1889:
c) 4000 a.C.:
d) 476:
e) 1500:
6. Numere a que tipo de fonte pertence
estes documentos.
1-Fontes escritas
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais
( ) Moedas
( ) Jornais
( ) Brinquedos
( ) Fotos
( ) Leis
( ) Gravações
( ) Desenhos
( ) Gravuras
1-Fontes escritas
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais
( ) Moedas
( ) Jornais
( ) Brinquedos
( ) Fotos
( ) Leis
( ) Gravações
( ) Desenhos
( ) Gravuras
7. Complete os espaços em branco
do TEXTO I com as palavras do quadro abaixo:
TEXTO I
A História e o trabalho do historiador.
A _____________ é a
ciência que ____________ os acontecimentos do _______________ utilizando os
____________ que a humanidade deixou. Esses vestígios também são considerados
______________________. A partir disso a História tenta compreender as
__________________ e ________________ do tempo ___________________. O
_______________ do historiador é colher ______________ sobre o passado para
analisá-lo e tentar compreender sua relação com o presente.
8. Leia o texto abaixo depois
responda às perguntas:
Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo,
já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos.
Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar
toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para
recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de
preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca
tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.
Ao trabalhar com o relato de pessoas
idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia interativa
9. A imagem abaixo representa a
divisão da História de acordo com a visão europeia, porém esqueceram de colocar
os períodos históricos. Complete os espaços com esses períodos:
10. Identifique a que século
correspondem as invenções abaixo:
11. Ordene os marcos históricos da
vida de um menino, elaborando a linha do tempo:
12. Você já parou para
pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola,
chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a
expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão
relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são
parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o
tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas
formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma
época.
a) Quais são os objetos que o ser
humano usa para medir o tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza
e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
c) Qual a importância do calendário?
d) O que demora mais para passar:
cinco minutos no recreio da escola ou cinco minutos na cadeira de um dentista?
Por quê?
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário