quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Atividade complementar - Segunda Revolução Industrial e Imperialismo


Segunda Revolução Industrial e Imperialismo (9ºano)


Atividade complementar  - Parte I



1º) A Segunda Revolução Industrial inaugurou a era das empresas gigantes e poderosas. Faça a relação dos principais tipos de monopólios e sua definição:

           1- Cartel
           2- Truste
           3-Holding

(     ) Empresa que possui o controle acionário ( a maioria das ações) de outras empresas, embora mantenham independência.

(     ) Fusão de diversas empresas no mesmo ramo.

(     ) Grupo de empresas, que estabelecem entre si um acordo com o objetivo de controlar os preços ou mercado de um determinado setor econômico.


2º) Entre as principais características da segunda revolução Industrial estão as novas fontes de energia que são:

a)  carvão e petróleo
b) energia atômica e eletricidade
c)  gasolina e carvão
d)  petróleo e eletricidade

   
3º) Etapa do capitalismo, no qual a industria, o comercio e a agricultura passaram a depender dos bancos:

       a)Capitalismo financeiro

       b)Capitalismo industrial

       c)Oligopólio

         d)    Cartel

4º) Relacione as fases da revolução industrial de acordo com suas respectivas invenções:

( 1 ) 1º Fase                          ( 2 ) 2º Fase                   ( 3 ) 3º Fase


(     ) televisão                                  (     ) telefone  
(     ) máquina de fiar                       (     ) automóvel  
(     ) computador                               (      ) máquina à vapor

5º) As principais regiões objeto do colonialismo do século XIX foram:

             a)      América Central e América do Sul
             b)      Europa e Oriente Médio
              c)      África e Ásia
             d)      Oceania e América do Norte

6º) No século XIX , as nações européias partiram  para a conquista de colônias porque:

        a) Queriam novos mercados consumidores para os seus produtos industrializados

        b)  Precisavam de matéria-prima industrial ( ferro, carvão, petróleo etc.) e mão de obra suficiente e   barata.

       c) Havia um aumento populacional na Europa, o que levou os governos a incentivarem a emigração.

        d)  Todas as alternativas são corretas.

7º) Evento que resolveu parte dos conflitos e reconheceu a posse dos territórios ocupados pelas nações imperialistas:

               a)       Guerra entre a Inglaterra e Alemanha

               b)       Congresso de Berlin

               c)       Conferência de Pequim

               d)       Organização das Nações Unidas

8º) As teorias de superioridade racial nasceram no século XIX porque:

          a)       Havia necessidade de justificar o colonialismo europeu.

           b)       As descobertas técnico-científicas comprovam que o europeu era superior aos demais  povos.

           c)       Era preciso manter a escravidão nas Américas

           d)       Todas as alternativas são corretas



Atividade complementar para estudo da Segunda Revolução Industrial e Imperialismo - Parte II



Responda:

9º) Cite as principais características da Segunda Revolução Industrial.

10º) Comente as principais diferenças entre o neocolonialismo e o colonialismo.

11º) Quais as principais conseqüências do imperialismo para os povos africanos?

12º) O que consiste o Imperialismo e quais foram os dois maiores países imperialista da europa?




ATIVIDADE COMPLEMENTAR SOBRE O FILME- TEMPOS MODERNOS


1º) Qual o contexto histórico que retrata o filme Tempos Modernos?

2º) Qual é a visão retratada pelo filme sobre o Capitalismo?



3º) Quais as ameaças impostas pela vida moderna as quais o personagem de Chaplin fica exposto?




4º) Como é retratada a classe trabalhadora no filme?


5º) Como é retratado as desigualdes sociais no Filme?

5º) O homem ainda é o dominador ou será que as máquinas já estão em processo de igualdade?

7º) A doença adquirida por Carlitos no Filme ocorreu por quais motivos?

8º) Qual são os dois personagens mais importantes do filme?

9º) Qual era o sonho que a maioria dos operarios tinham e ainda tem nos dias atuais, evidenciado no Filme?

10º) Faça um resumo crítico sobre o filme “Tempos Modernos” e o que ele representa para o contexto moderno atual.

Boa Sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário