sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Atividades - Entradas e Bandeiras - 8º ano





 Entradas e Bandeiras - 8ºano

Este espaço foi criado com intuito de fornecer questões complementares voltado aos conteúdos estudados em sala de aula. Cada aluno cadastrado no Blog deverá responder as questões objetivas e discursivas no espaço dos comentários dentro prazo determinado pelo professor. 

                                                                              Boa sorte!!!                                   

                                                                         


Período para responder a atividade:           /     /
Período de divulgação do gabarito:           /     /


Atividade Complementar- Parte I – Entradas e Bandeiras  (8ºANO)



1º) Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?

a) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.

b) Movimento de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.

c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.

d) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas.

e) Incursões de portugueses para atrair tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas.

2º) As expedições desbravadoras, de penetração fluvial que, partindo de Porto Feliz, no Tietê, demandavam minas de ouro em Cuiabá, foram as:

a) Entradas;                   b) Bandeiras;                c) Monções;                 d) Navegações.

3º) Expedições fluviais paulista responsável pelo abastecimento de mantimentos, armas e escravos para os povoados e vilas do interior do Brasil:

a)    Missões                                                          c) Monções

b)    Entradas                                                         d) Bandeiras


4º)  Existiram três tipos de bandeirismo e um deles se dedicava a capturar índios para vendê-los como escravos:

a) prospector                                                         b) apresador 

c) sertanismo de contrato                                      d) entradas

5º) Personagem atuante no Brasil colônia, foi "fruto social de uma região marginalizada, de escassos recursos materiais e de vida econômica restrita (...)", "teve suas ações orientadas no sentido de tirar o máximo proveito das brechas que a economia colonial eventualmente oferecia para efetivação de lucros rápidos e passageiros em conjunturas favoráveis - como no caso da caça ao índio - ou no sentido de buscar alternativas econômicas fora dos quadros da agricultura voltada para o mercado externo (...)".
Carlos Henrique Davidof, 1982

O personagem e a região a que o texto se refere são respectivamente:

a) o jesuíta e a província da Cisplatina
.
b) o tropeiro e o Vale do Paraíba.

c) o caipira e o interior paulista.

d) o bandeirante e a capitania de São Paulo.

e) o caiçara e o litoral baiano.

Responda:

1º) A história das Monções em Cuiabá é, de certa forma, um prolongamento da história das bandeiras paulistas, em sua expansão para o Brasil Central. Desde 1622, numerosos grupos armados, procedentes de São Paulo, Parnaíba, Sorocaba e Itu, trilharam constantemente terras hoje mato-grossenses, preando índios ou assolando povoações de castelhanos". 

(Sérgio Buarque de Holanda. "Monções").
Baseando-se no texto, responda.

a) Quais os objetivos das bandeiras paulistas?

b) O que foram as monções e qual sua importância histórica?

2º)  As interpretações históricas sobre o papel dos Bandeirantes nos séculos XVII E XVIII apresentavam, de um lado, a visão desses paulistas como heróis e, de outro, como vilões. A partir dessa afirmação, discorra sobre

a) Os bandeirantes como heróis, ligando-os a questão das fronteiras.

b) Os bandeirantes como vilões, ligando-os a questão dos índios.

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