Entradas e Bandeiras - 8ºano
Este espaço foi criado com intuito de fornecer questões complementares voltado aos conteúdos estudados em sala de aula. Cada aluno cadastrado no Blog deverá responder as questões objetivas e discursivas no espaço dos comentários dentro prazo determinado pelo professor.
Período para responder a atividade: / /
Período de divulgação do gabarito: / /
Atividade Complementar- Parte I – Entradas e Bandeiras (8ºANO)
1º) Qual
destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?
a) Expedições
financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e
pedras preciosas.
b) Movimento
de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação
indígena cristã.
c) Expedições
particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.
d) Empresas
organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas.
e) Incursões
de portugueses para atrair tribos indígenas para serem catequizadas pelos
jesuítas.
2º) As
expedições desbravadoras, de penetração fluvial que, partindo de Porto Feliz,
no Tietê, demandavam minas de ouro em Cuiabá, foram as:
a) Entradas; b) Bandeiras; c) Monções; d) Navegações.
3º) Expedições fluviais paulista
responsável pelo abastecimento de mantimentos, armas e escravos para os povoados
e vilas do interior do Brasil:
a) Missões c) Monções
b) Entradas d) Bandeiras
4º) Existiram
três tipos de bandeirismo e um deles se dedicava a capturar índios para
vendê-los como escravos:
a) prospector b) apresador
c) sertanismo de contrato d) entradas
5º) Personagem atuante no Brasil colônia, foi
"fruto social de uma região marginalizada, de escassos recursos materiais
e de vida econômica restrita (...)", "teve suas ações orientadas no
sentido de tirar o máximo proveito das brechas que a economia colonial
eventualmente oferecia para efetivação de lucros rápidos e passageiros em
conjunturas favoráveis - como no caso da caça ao índio - ou no sentido de
buscar alternativas econômicas fora dos quadros da agricultura voltada para o
mercado externo (...)".
Carlos Henrique Davidof, 1982
O personagem e a
região a que o texto se refere são respectivamente:
a) o jesuíta e a província da Cisplatina
.
b) o tropeiro e o Vale do Paraíba.
b) o tropeiro e o Vale do Paraíba.
c) o caipira e o interior paulista.
d) o bandeirante e a capitania de São Paulo.
e) o caiçara e o litoral baiano.
Responda:
1º) A história das Monções em Cuiabá é, de certa
forma, um prolongamento da história das bandeiras paulistas, em sua expansão
para o Brasil Central. Desde 1622, numerosos grupos armados, procedentes de São
Paulo, Parnaíba, Sorocaba e Itu, trilharam constantemente terras hoje
mato-grossenses, preando índios ou assolando povoações de castelhanos".
(Sérgio Buarque de Holanda. "Monções").
Baseando-se no texto, responda.
a) Quais os objetivos das
bandeiras paulistas?
b) O que foram as monções e qual sua importância histórica?
2º) As interpretações históricas sobre o papel dos
Bandeirantes nos séculos XVII E XVIII apresentavam, de um lado, a visão desses
paulistas como heróis e, de outro, como vilões. A partir dessa afirmação,
discorra sobre
a) Os bandeirantes como heróis, ligando-os a questão das fronteiras.
b) Os bandeirantes como vilões, ligando-os a questão dos índios.
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