Este espaço consiste em divulgar as exposições de trabalhos dos alunos a
respeito dos temas transversais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente,
Saúde, Orientação Sexual, Bullyng, sob forma de análise da importância do papel
da escola na construção dos conhecimentos dos educandos nas Escolas da rede
municipal de Cajazeirinhas e São Domingos-PB.
Os objetivos e conteúdos dos temas transversais devem ser incorporados
nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de
organizar o trabalho didático que recebeu o nome de transversalidade. ( PCN,
1997; v.8; p.15 )
Um dos papeis das escola é formar pessoas para o exercício da cidadania,
fazendo com que compreenda sua realidade, atue na sociedade e a transforme. Sob
a incumbência de formar cidadãos críticos, democráticos e participativos,
abordando para isto em suas práticas pedagógicas os temas transversais. Nesse
sentido, abordaremos nas aulas de História durante o ano letivo um tema
transversal a cada mês, onde os alunos através da pesquisa, sob a orientação do
professor, deverão fazer a exposição do diagnóstico, resultados e meios para
que possamos combater os problemas relacionado a temática escolhida por cada
grupo.
Os temas escolhidos para trabalharmos
durante o ano letivo 2013 são os seguintes:
Ética quer dizer: como agir perante os outros.
O objetivo da ética trabalhada no âmbito escolar é promover autonomia
moral no educando como: respeito mútuo, justiça, solidariedade, diálogo, ou
seja, é um conjunto de valores e princípio a ser construídos nos alunos para
que possam conviver em harmonia com a sociedade.
Pluralidade Cultural
Para atuarmos em uma sociedade pluriculturalista, é preciso conhecer cada
cultura, saber compreendê-las quanto a sua importância, consciente de que o ser
humano nasce em uma cultura e dela faz parte, e com isso respeitá-las. Para que
essa valorização e respeito ocorram, as escolas têm essa incumbência, em mediar
esse conhecimento nos educandos por meio da ética.
Meio Ambiente
Damos o nome de Meio ambiente ao conjunto de seres e elementos que se
relacionam e essa relações aqui estabelecidas são as relações sociais,
econômicas e culturais.
Constitui-se também como parte do meio ambiente, as áreas ambientais, na
qual, o ser humano deveria viver de forma harmônica o que ainda é uma grande
guerra a ser vencida devido aos maus hábitos adquiridos no decorrer da
existência humana.
Uma escola preocupada em manter uma harmonia sustentável ente o homem e o
meio ambiente educarão seus alunos desde a educação infantil para essa relação
pacífica.
Saúde
Saúde nada mais é do que o bem estar físico, mental e social do
indivíduo. Nessa perspectiva, a escola prepara o aluno desde a infância para
compreende a importância do autocuidado e o cuidado com a coletividade, pois é
desde criança, que se começa a aprender a valorizar a importância de uma vida
saudável, na promoção e prevenção de doenças (doenças não só físicas como
mentais), que afetam a vida e o convívio social do ser humano.Para PCN (1997; v.8; p.33)O nível de saúde das pessoas reflete na maneira
como vivem, numa interação dinâmica entre potencialidades individuais e
condições de vida.
Orientação Sexual
Esse tema é de grande importância a ser deliberado nas escolas. Por ser
um assunto que prepara, esclarece e alerta os alunos para se prevenirem contra
doenças sexualmente transmissíveis, se prevenirem contra o câncer, etc.
esclarece-los quanto ao uso de métodos contraceptivos corretamente, quanto aos
mitos e verdades e prepará-los-á para como deverá se portar em determinadas
situações, para que estes não cometam atos de injustiça e discriminação. Mas
infelizmente nem todas as escolas abordam esse tema em seus projetos
pedagógicos.
O Bullying é a prática da violência
entre os estudantes ou em qualquer círculo social, eles não respeitam o
ambiente escolar e acabam partindo para a agressividade por motivos banais.
Esse tipo de problema tem preocupado os educadores, que não sabem exatamente
como lidar com a situação. O Bullying acontece tanto na infância como na
adolescência e até na vida adulta resultando em agressões físicas
e verbais, quanto mais precoce for contido esse problema de comportamento,
melhor será a reabilitação em sociedade desse indivíduo. Por isso é mais fácil
instruir as crianças do que os jovens que já possuem uma postura rebelde típica
da idade, as escolas precisam organizar projetos para combater o avanço do Bullying,
investindo em palestras que mostrem a gravidade desse tipo de violência dentro
dasociedade. Investindo na expansão desse assunto, o
ambiente escolar tende a melhorar significativamente, além de incentivar o bom
comportamento gerando não só o melhoramento do comportamento escolar, mas
também melhores adultos, filhos, enfim pessoas melhores tanto dentro quanto
fora de casa em seu convívio social.
Conclusão
Com base no que foi citado anteriormente, fica clara e objetiva a
importância dos temas transversais a serem debatidos nas escolas em diversas
disciplinas esclarecendo-os e orientando-os, e a importância da escola que
adota esses temas em sua prática educativa, visando à formação de cidadãos
críticos e democráticos para o exercício da cidadania, conhecedores e
praticantes de seus direitos e deveres, valorizando e respeitando através da
ética, o meio social, cultural, político e econômico. Dessa forma, interferindo
na sociedade com o objetivo de um mundo melhor e mais consciente.
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